Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Ciência, Tecnologia & Ambiente (CTA) tem como objetivo publicar estudos originais e inéditos relacionados às seguintes áreas de pesquisa: (i) Ciências do Ambiente; (ii) Ciências Agrárias, (iii) Ciência e Tecnologia, (iv) Ciências Biológicas, (v) Biotecnologia e (vi) Engenharias.

A Revista CTA tem como finalidade divulgar trabalhos relacionados às experiências formativas (trabalhos relacionados à iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e pós-graduação) que envolvem os aspectos da Ciência, Tecnologia e Ambiente. 

Os critérios para aceitação do trabalho para publicação são o enquadramento no escopo da revista, a qualidade científica do trabalho, e o ajuste às normas definidas nas orientações aos autores. Os manuscritos podem apresentar o formato de Artigo ou Revisão.

Prevenção de Plágio

Todos os artigos submetidos passarão por um processo de verificação por meio de software anti-plágio.

Comitê de Ética

Qualquer pesquisa que envolva animais ou seres humanos deve apresentar parecer de aprovação de um comitê de ética institucional já na submissão.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos deverão ser submetidos on-line de acordo com as Diretrizes para Autores da revista.

A avaliação dos artigos é feita por pares, pelo método Double Blind Review, onde cada artigo é avaliado por dois revisores ad hoc, especialistas na área e com elevada titulação acadêmica. Por este sistema, os arquivos são avaliados sem a identificação de autoria.

A decisão final sobre a aceitação ou rejeição do artigo ficará sob responsabilidade dos Editores de Área e dos Editores-Chefe.

No caso de serem requeridas revisões, os artigos serão devolvidos aos autores para adequações e uma nova rodada de análises será solicitada aos revisores ad hoc.

Cumprida a etapa de análise pelos revisores ad hoc, o Editor emitirá o parecer final (no qual o anonimato dos revisores é preservado) e que será expresso da seguinte maneira:

1. Desfavorável: o manuscrito é rejeitado, com a devida justificativa dada pelo Editor-Chefe, tomando como referência a análise feita pelos revisores ad hoc, preservando-se a identidade desses. Caso o autor discorde do parecer recebido, deve solicitar revisão à editoria da revista, que reenviará aos mesmos assessores, ou, a depender do caso, solicitará avaliação de outro assessor ad-hoc.

2. Favorável: O trabalho é aceito integralmente para publicação em um dos próximos números do periódico, segundo critério cronológico de conclusão do processo de análise.

3. Favorável, desde que atendidas as reformulações indicadas: as modificações deverão ser realizadas pelo autor, que receberá o parecer com as referidas recomendações, devolvendo o trabalho reformulado no prazo estipulado e com as alterações realizadas marcadas em cor distinta para conferência. No caso de grande número de alterações solicitadas, o artigo será reencaminhado aos revisores, após a adequação pelo autor, para nova análise.

Periodicidade

A PARTIR DE 2019 A REVISTA CTA ADOTOU O MODELO DE PUBLICAÇÃO CONTÍNUA.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Taxas para submissão e publicação de textos

A Revista CTA não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.