Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista “Ciência, Tecnologia & Ambiente” tem como objetivo publicar estudos originais e inéditos relacionados às seguintes áreas de pesquisa: (i) Ciências do Ambiente; (ii) Ciências Agrárias e (iii) Ciência e Tecnologia.

Os critérios para aceitação do trabalho para publicação são o enquadramento no escopo da revista, a qualidade científica do trabalho, e o ajuste às normas definidas nas orientações aos autores. Os manuscritos podem apresentar o formato de Artigo ou Revisão.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos deverão ser submetidos on-line de acordo com as Diretrizes para Autores da revista.

A avaliação dos artigos é feita por pares, pelo método Double Blind Review, onde cada artigo é avaliado por dois revisores ad hoc, especialistas na área e com elevada titulação acadêmica. Por este sistema, os arquivos são avaliados sem a identificação de autoria.

A decisão final sobre a aceitação ou rejeição do artigo ficará sob responsabilidade dos Editores de Área e dos Editores-Chefe.

No caso de serem requeridas revisões, os artigos serão devolvidos aos autores para adequações e uma nova rodada de análises será solicitada aos revisores ad hoc.

Cumprida a etapa de análise pelos revisores ad hoc, o Editor emitirá o parecer final (no qual o anonimato dos revisores é preservado) e que será expresso da seguinte maneira:

1. Desfavorável: o manuscrito é rejeitado, com a devida justificativa dada pelo Editor-Chefe, tomando como referência a análise feita pelos revisores ad hoc, preservando-se a identidade desses. Caso o autor discorde do parecer recebido, deve solicitar revisão à editoria da revista, que reenviará aos mesmos assessores, ou, a depender do caso, solicitará avaliação de outro assessor ad-hoc.

2. Favorável: O trabalho é aceito integralmente para publicação em um dos próximos números do periódico, segundo critério cronológico de conclusão do processo de análise.

3. Favorável, desde que atendidas as reformulações indicadas: as modificações deverão ser realizadas pelo autor, que receberá o parecer com as referidas recomendações, devolvendo o trabalho reformulado no prazo estipulado e com as alterações realizadas marcadas em cor distinta para conferência. No caso de grande número de alterações solicitadas, o artigo será reencaminhado aos revisores, após a adequação pelo autor, para nova análise.

Periodicidade

A PARTIR DE 2019 A REV. CTA ADOTOU O MODELO DE PUBLICAÇÃO CONTÍNUA.

 Tem por finalidade divulgar trabalhos relacionados às experiências formativas que vêm sendo desenvolvidas pelos interessados nos aspectos atuais que envolvem “Ciência, Tecnologia & Ambiente”.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Taxas para submissão e publicação de textos

A Revista Ciência, Tecnologia & Ambiente (Rev. CTA) não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

 

Sponsors