Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc, .docx).
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Os trabalhos devem ser apresentados em tamanho A4, espaçamento duplo, com margens de 2,5 cm, fonte Times New Roman, 12; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não ao final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos exigidos.

Diretrizes para Autores

O(s) autor(es) deve(m) seguir estritamente as instruções abaixo. Manuscritos que não atenderem aos itens solicitados serão devolvidos sem serem avaliados.

Os trabalhos devem ser apresentados em tamanho A4, espaçamento duplo, com margens de 2,5 cm, fonte Times New Roman, 12. O manuscrito deverá ser redigido em formato Microsoft Word (.doc ou .docx).

O trabalho não deve exceder um máximo de 15 páginas, incluindo figuras, tabelas e referências. A linguagem utilizada deve ser clara e precisa. O trabalho deve ser escrito de forma impessoal.

O manuscrito deve ser editado em idioma Português (contendo Resumo e Abstract) ou Inglês (contendo Abstract e Resumo).

O(s) autor(es) deve(m) obrigatoriamente indicar na capa do documento três avaliadores (do país ou exterior) que possam atuar no julgamento de seu trabalho.

Qualquer pesquisa que envolva animais ou seres humanos deve apresentar parecer de aprovação de um comitê de ética institucional já na submissão.

 

Manuscritos no formato de Artigo

A estrutura do trabalho deve apresentar as etapas do método científico, como segue:

Título. Deve ser curto, conciso, objetivo, não superior a 10 palavras, que caracterize da melhor forma possível o trabalho e seu objetivo.

Autores. No crédito para os autores deve-se incluir o nome completo. Os autores devem ser ordenados de acordo com a importância da contribuição para a investigação ou preparação do artigo e não em ordem alfabética ou de classificação. Logo abaixo, indicar a instituição a que pertencem, endereço completo e o e-mail do autor indicado para correspondência.

Número de figuras e tabelas. Indicar o número (quantidade) de figuras e tabelas.

Título abreviado. Título do manuscrito de forma abreviada para fins de indexação ou identificação com até 45 caracteres.

Resumo e Abstract. Devem ser concisos e incluir informações sobre fundamentos, objetivos, material e métodos e resultados práticos da investigação, com as principais conclusões. Não deve exceder 250 palavras, em um único parágrafo.

Palavras-chave e Key words. Apresentar uma lista com no máximo cinco palavras, com exceção das incluídas no título, para facilitar a utilização de modernos sistemas de catalogação e busca na internet.

Introdução. Deve abordar o tema do trabalho de forma geral, referindo-se apenas à literatura diretamente relacionada e indispensável para o desenvolvimento do assunto, indicando o estado atual do tema na literatura. Precisa indicar os efeitos das hipóteses de pesquisa e sua relação com outros trabalhos relevantes.

Material e Métodos. Devem ser descritos as técnicas e equipamentos utilizados, em uma sequencia que descreve o desenvolvimento concreto e lógico da investigação, de modo que possam ser reproduzidas. Os procedimentos descritos por outros autores devem ser evitados, e citados em detalhes somente se houver modificação.

Resultados e Discussão. (a Discussão pode ser apresentada em item separado). Os resultados experimentais podem ser apresentados em tabelas e figuras, apenas quando absolutamente necessário, e devem ser expostos de forma concisa, porém completa, no texto.

As tabelas e figuras devem apresentar um título, enumerado por algarismos arábicos em sequência. A discussão deve ser breve e limitada a aspectos significativos do trabalho.

Conclusões. Deve ser baseada nos resultados e, se possível, deve oferecer uma solução para o problema levantado na introdução.

Agradecimentos. Opcional. Quando houver necessidade de agradecer o apoio de pessoas ou instituições que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do trabalho.

Citação. Devem ser citados no manuscrito apenas referências de trabalhos publicados. Recomenda-se evitar citações de dissertações, teses, monografias, anais, resumos, resumos expandidos, jornais, magazines, boletins técnicos e documentos eletrônicos.

As citações deverão seguir os seguintes exemplos que se baseiam na ISO 690/2010:

Citação inclusa no texto, usar o sobrenome e ano: Rodríguez (2012); para dois autores: Silva e Souza (2008); mais de dois autores: Lee et al. (2002). Se a referência for colocada no final de uma frase, deve-se utilizar para um autor: (Rodríguez, 2012); dois autores: (Silva e Souza, 2008); mais de dois autores: (Lee et al., 2002). Em manuscritos editados em idioma Inglês deve ser utilizado "and" ao invés de "e" caso a referência apresente dois autores. 

Referências. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, justificado. Listar todos os autores do trabalho. Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados, sem o local de publicação. Utilizar o "&" como separador entre o penúltimo e o último autor. Sua apresentação deve seguir os modelos:

Artigo

CASTRO, A.G. & VALÉRIO FILHO, M., 1997. Simulação da expectativa de perdas de solo em microbacia sob diferentes manejos florestais. Revista Brasileira de Ciências do Solo, vol. 21, no. 1, pp. 419-426. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06831997000300010.

Livro

GÓMEZ, A. & POSADA, H., 1987. Descrição das plantas daninhas em lavouras de café. Chinchiná: Cenicafé. 481 p.

Capítulo de livro

SILVEIRA NETO, S., 1990. Monitoramento e decisão no controle de pragas. In: W.B. CROCOMO, orgs. Manejo integrado de pragas. São Paulo: UNESP, pp. 71-86.

Dissertação ou tese

ZAWADNEAK, M.A.C., 2006. Artrópodos e moluscos em dois cultivares de alface. Curitiba: Universidade Federal do Paraná. 128 p. Tese de Doutorado em Produção Vegetal.

Trabalho apresentado em evento

MORAES, R.C.B., HADDAD, M.L. & REYES, A.E.L., 2003. Faunistic analysis software – AnaFau. In Anais do VIII Simpósio de Controle Biológico – Siconbiol, 2003. São Pedro: ESALQ. pp. 195.

Documento eletrônico

U.S. GEOLOGICAL SURVEY – USGS-GLOVIS, 2013 [viewed 10 October 2013]. Imagens de Satélite Landsat [online]. Washington. Available from: http://glovis.usgs.gov/

Manuscritos no formato de Revisão

Artigos de revisão são documentos resultantes da investigação e análise de diversos trabalhos da literatura, os quais integram resultados de pesquisas publicadas ou não publicadas em um campo em ciência ou tecnologia, a fim de apresentar o progresso e as tendências de determinada área.

A estrutura do trabalho deve apresentar os seguintes itens: Título, Autores, Resumo (com até 250 palavras, em um único parágrafo), enfatizando a importância das recentes descobertas do assunto tratado no trabalho, Introdução, Análise Crítica (apresentado em subtítulos ou seções), Conclusões e Referências, abrangendo referências recentes (se possível, dos últimos dez anos, no caso de temas bem conhecidos). Além disso, sugerimos a inclusão de tabelas, esquemas e figuras que estimulam e facilitam a compreensão do texto.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.