Aspectos reprodutivos de Cenostigma macrophyllum Tull. (Fabaceae-Caesalpinioideae) em uma área de Cerrado em regeneração no Oeste da Bahia

Autores

Palavras-chave:

autocompatibilidade, limitação polínica, protoginia.

Resumo

Este trabalho analisou diferentes aspectos da reprodução de uma população de Cenostigma macrophyllum Tull. (Fabaceae – Caesalpinioideae) ocorrente no Oeste da Bahia, em uma área de Cerrado em regeneração e teve como objetivo descrever a fenologia da espécie, as estratégias reprodutivas adotadas por ela e sua relação com os polinizadores. O estudo, no qual foram feitas observações fenológicas quinzenais, observação dos polinizadores e experimentos reprodutivos, foi desenvolvido na Fazenda Nascente das Águas (Barreiras – BA) entre outubro de 2015 e março de 2017. A espécie apresentou padrão de florescimento contínuo, de baixa sincronia e de longa duração e tem sua intensidade influenciada positivamente pela temperatura. O padrão de frutificação foi de baixa sincronia e longa duração, mas a maior parte das sementes está disponível no ambiente no período de precipitação mais intensa. Cenostigma macrophyllum mostrou-se uma espécie protogínica e autocompatível, porém a alogamia fornece maior número de sementes, o que torna a espécie dependente dos polinizadores, porém a quantidade de pólen transportada por eles é baixa. Este estudo fornece os primeiros ensaios sobre o comportamento reprodutivo de C. macrophyllum em uma área em regeneração no Oeste da Bahia, ampliando o conhecimento sobre a flora nativa desta região e sobre esta espécie pouco estudada.

Biografia do Autor

Tais Cristina Teixeira de Souza, Universidade do Estado da Bahia

É graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia. Foi bolsista do Programa de Iniciação Científica da instituição no período de agosto de 2015 a julho de 2017.

Viviany Teixeira do Nascimento, Professor Titular Universidade do Estado da Bahia

É graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004), mestre em botânica por esta mesma universidade e doutora pela Universide Estadual do Ceará pelo programa RENORBIO - Rede Nordeste de Biotecnologia (2011). Atualmente é professora titular do Colegiado de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus de Barreiras.

Downloads

Publicado

2018-06-12

Edição

Seção

Artigo Original