Viabilidade da aplicação de composto de lodo de esgoto no cultivo inicial de eucalipto

Autores

  • Kaique Bizon Bertolazi Estudande de Agroecologia na Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias, Campus Araras / SP.
  • Daniela Cristina de Souza Afáz Mestranda na Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias, Campus Araras / SP, Programa de Pós-graduação em Agricultura e Ambiente.
  • Ricardo Augusto Gorne Viani Professor na Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias, Campus Araras/SP.
  • Claudinei Fonseca Souza Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0001-9501-0794

DOI:

https://doi.org/10.4322/2359-6643.04110

Palavras-chave:

sustentabilidade, composto orgânico, fertilizante orgânico classe D, nutrição vegetal

Resumo

Este trabalho avaliou a viabilidade do uso de composto de lodo de esgoto, proveniente de estação de tratamento de esgoto doméstico, como fertilizante para o cultivo inicial de eucalipto, híbrido urograndis. O experimento foi realizado em casa de vegetação no CCA - UFSCar, Araras, SP, no período de 12 de novembro de 2014 a 28 de janeiro de 2015. Os cultivos ocorreram em vasos de 11 L durante 75 dias. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, com cinco tratamentos e sete repetições. Os testes consistiram de um tratamento de controle sem adubação, três tratamentos com composto de lodo de esgoto (25, 50 e 75% do volume do vaso) e um tratamento com fertilizante mineral convencional, todos em solo argiloso. Mediu-se a altura das plantas, a taxa de crescimento relativo (TCR), a massa seca e a concentração de nutrientes nas folhas de eucalipto. A massa seca foi inferior no tratamento testemunha, mas não diferiu significativamente entre os tratamentos com adição de fertilizantes. A TCR das plantas foi maior no tratamento com 75% do volume do vaso com lodo de esgoto (p < 0,05). O composto de lodo de esgoto apresenta potencial para substituir fertilizantes minerais convencionais no cultivo inicial de eucalipto.

Biografia do Autor

Kaique Bizon Bertolazi, Estudande de Agroecologia na Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias, Campus Araras / SP.

Cursando Graduação em Agroecologia na Universidade Federal de São Carlos - Campos Araras.

Daniela Cristina de Souza Afáz, Mestranda na Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias, Campus Araras / SP, Programa de Pós-graduação em Agricultura e Ambiente.

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2012), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho Extecamp - Universidade Estadual de Campinas (2014). Mestranda no Programa de Pós-Graduação de Agricultura e Ambiente do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR),área de concentração: Tratamento e reaproveitamento de água e de resíduos agrícolas e agroindustriais.

Ricardo Augusto Gorne Viani, Professor na Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias, Campus Araras/SP.

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Tem experiência na área de ecologia e restauração florestal, com ênfase em ecologia da restauração, ecologia funcional e ecofisiologia vegetal, e em silvicultura de espécies nativas. Atua também com questões aplicadas, relacionadas ao estabelecimento e a avaliação de programas, projetos e políticas públicas de restauração e conservação florestal e de pagamento por serviços ambientais.

Claudinei Fonseca Souza, Universidade Federal de São Carlos

possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FEIS/Ilha Solteira (1994), mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCA/Botucatu (1997), doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas - FEAGRI (2002), doutorado em Engenharia Agrícola (sanduíche) - Utah State University (2000) e pós-doutorado em Engenharia de Água e Solo pela Universidade de São Paulo - ESALQ (2006). Atualmente é Professor Associado I no CCA/UFSCar - Araras/SP, onde leciona as disciplinas de Hidrologia Ambiental Aplicada no Manejo de Bacias Hidrográficas, Irrigação e Drenagem, Relações Hídricas no Sistema Solo-Planta-Atmosfera e Aplicação e Tratamento de Água Residuária. Também, atua como professor no Programa de Pós-graduação em Agricultura e Ambiente (PPGAA/UFSCar). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola e Ambiental, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Água e Solo (Dimensionamento de bulbo molhado, Fertirrigação por gotejamento e reúso de água na agricultura.

Downloads

Publicado

2017-07-17

Edição

Seção

Artigo Original