Ciência, Tecnologia e Ambiente: buscando inovações para melhorar a convivência do homem com o Planeta Terra

Autores

  • Kayna Agostini Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Ricardo Toshio Fujihara Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo

A diversidade de temas abordados nos artigos publicados neste volume da Revista Ciência, Tecnologia e Ambiente reflete a amplitude de possibilidade de desenvolvimento de estudos dentro destas três grandes áreas Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.
Atualmente existe uma grande busca por trabalhos interdisciplinares para o desenvolvimento de pesquisas que alinhavem Ciência, Tecnologia e Ambiente procurando inovações para melhorar a convivência do homem com o Planeta Terra.
O desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares é um grande desafio, pois na maioria das vezes, os pesquisadores conseguem elaborar perguntas científicas extramente coerentes e com impacto significativo dentro de uma grande área, mas no momento de interagir com outras grandes áreas a comunicação entre os pesquisadores é lenta e difícil, muitas vezes não permitindo que o conhecimento seja absorvido integralmente.
Acredito que o maior desafio é a interlocução entre as áreas e devemos pensar em resoluções para este cenário atual para que as pesquisas com Ciência, Tecnologia e Ambiente realmente consigam atingir seu maior objetivo: procurar inovações para minimizar o impacto da espécie Homo sapiens em seu habitat natural.
Quando observamos a maioria dos projetos científicos, eles são redigidos dentro de apenas uma grande área. Obviamente estes projetos produzirão resultados que podem ser muito bons, mas são isolados. É muito difícil obter resultados interessantes para Ciência, Tecnologia e Ambiente se os projetos são pensados separadamente. Se os projetos forem executados separadamente e os resultados forem apenas compartilhados, a Ciência, Tecnologia e Ambiente será uma colcha de retalhos muito bonita, mas pouco funcional.
Esperamos para o próximo volume o seu trabalho para que consigamos mostrar que a “Ciência, Tecnologia e Ambiente” é um dos caminhos para evidenciar que a convivência do homem com o Planeta Terra é possível!

Downloads

Publicado

2016-11-02

Edição

Seção

Editorial