Polímeros Condutores: uma proposta de transposição didática

Autores

  • Ana Cláudia Rebessi Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Tathiane Milaré Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Roselena Faez Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

Ensino de Química, iniciação científica, material de apoio

Resumo

Este trabalho originou-se da ideia de levar para a sala de aula da educação básica os conhecimentos sobre polímeros condutores desenvolvidos durante uma iniciação científica da universidade. Para isso ocorrer, tornou-se necessário a utilização de uma ferramenta, a Transposição Didática, que considera as transformações ocorridas no saber desde sua origem, denominado saber sábio até às salas de aula, quando o conteúdo é ministrado aos alunos pelo professor, chamado de saber ensinado. Nesse processo, são previstas características relevantes e regras que o saber deverá apresentar para se tornar um saber que possa ser utilizado nas salas de aula. Nesse sentido, foi desenvolvido um material de apoio sobre o tema e, de acordo com as regras usadas para a realização da Transposição Didática, foi possível transpor a pesquisa de iniciação científica para o ensino de química. Verificou-se que a transposição possuiu todas as características necessárias para desenvolver com os estudantes habilidades de pesquisa e investigação sobre novas tecnologias.

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Publicado

2015-03-25

Edição

Seção

Artigo Original